A
Reparq tem como principal função congregar representantes da área da
Arquivologia, entre eles coordenadores dos 16 (dezesseis) Cursos de Graduação
em Arquivologia no país, professores e estudantes de pós-graduação (mestrado e
doutorado) que tenham como objeto de estudo questões relacionadas à área de
Arquivologia, além de pesquisadores e profissionais que atuem e desenvolvam
trabalhos na referida área de conhecimento, com intuito ampliar as discussões
acadêmicas e científicas a fim de proporcionar trocas de experiências sobre o
ensino e a pesquisa de Arquivologia.
O
saber e o fazer arquivísticos vêm se modificando profundamente nas três últimas
décadas sob o impacto de novos modos de uso, produção e conservação de
documentos e informação. É possível identificar a existência de convergência,
na percepção da comunidade arquivística, em relação a um novo cenário, marcado
por uma dinâmica complexa, característica da Arquivologia contemporânea.
Demandas de inovação são identificadas em vários aspectos.
Cumpre
ressaltar, ainda, que Arquivologia tem sido fortemente impactada pelas novas
tecnologias da informação e comunicação e, em decorrência dos sucessivos e
rápidos avanços tecnológicos e dos novos contextos sociais e políticos
contemporâneos, necessita refletir e reavaliar seus paradigmas e práticas,
encontrando ambiente ideal na universidade.
Em face desse cenário dinâmico e desafiante, foi realizada a I Reparq, em Brasília, no ano de 2010. A Reparq ao longo das suas edições já nos permitiu vislumbrar um movimento coletivo crescente, decorrente das demandas já sinalizadas, de novos rumos, reflexões e modelos de formação profissional (na graduação e pós-graduação); de desenvolvimento e fomento de pesquisas na área; da inserção da Arquivologia, dos arquivos e dos arquivistas na sociedade; dos impactos advindos das novas tecnologias; e da necessidade de desenvolvimento de mecanismos e instrumentos que estimulem e propiciem a produção e difusão do conhecimento arquivístico.